Museu das Cadeiras Brasileiras é aberto ao público

Inaugurado no dia 10 de novembro, na cidade histórica de Belmonte, o Museu das Cadeiras Brasileiras, reunindo peças de icônicos mestres do design. A organização da mostra foi feita por Christian Larsen, curador do The Metropolitan Museum of Art (MET), de Nova York, e este se tornou o primeiro museu do gênero no Brasil.

O projeto do designer Zanini de Zanine, que escolheu a cidade baiana por ser o local de nascimento do seu pai, o arquiteto José Zanine (Belmonte, 1919 — Vitória, 20 de dezembro de 2001). No ano de 2019, quando será celebrado o centenário de nascimento do arquiteto, será inaugurado o Museu Zanine com o propósito de reconhecer e salientar a importância do trabalho do maquetista, arquiteto, paisagista, artista cerâmico, professor e também escultor, Zanine Caldas, designer responsável por renovar o mobiliário nos anos 50 e é conhecido mundialmente pela utilização da madeira laminada, linhas sinuosas marcantes e cores vivas em suas obras.
O museu conta com um acervo de mais de 60 cadeiras com assinaturas de artistas como Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes, Flávio Franco, Gustavo Bittencourt, Hugo França, José Zanine Caldas, Leo Capote, Lina Bo Bardi, Mauricio Azeredo, Paulo Alves, Rodrigo Calixto, Rodrigo Ohtake, Ronald Sasson, Ricardo Graham, Gustavo Dias, Scapinelli, Sérgio Rodrigues, entre outros.

No intuito de transformar o espaço num centro de referência para estudantes e profissionais de arquitetura e design, além de endereço da produção do design brasileiro, sobretudo, desenvolver a arte, O Museu das Cadeiras Brasileiras é uma parceria entre a empresa KATZ Engenharia, Família Zanine e Prefeitura Municipal de Belmonte com o objetivo de transformar a cidade em um polo embrionário de cultura, design e arquitetura.

Serviço : Aberto de Quarta a Sexta de 9 às 12hs, e de 14 às 17hs

Sábados e Domingos visitas agendadas